Na data de ontem (01/10/2016) a Polícia Federal no estado do Acre desencadeou a Operação Zumbis para reprimir crimes eleitorais. Foram presas 03 (três) pessoas em flagrante pelos crimes previstos no artigo 11, III, da Lei 6.091/74 (Transporte ilegal de Eleitores) e também pelo crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral (Compra de Votos).
Entre os presos estavam um candidato a vereador pelo município de Plácido de Castro/AC e um ex-candidato a vereador pelo mesmo município.
Equipes da Polícia Federal conseguiram prender os indivíduos no momento exato em que realizavam o transporte ilegal de eleitores para a cidade de Plácido de Castro/AC, que seria a cidade onde os eleitores iriam votar no 1°turno das eleições de 2016.
Ao serem interrogadas as testemunhas confirmaram que receberiam o transporte, dinheiro e também hospedagem em hotel de propriedade de um dos presos em troca de seus votos.
Durante as investigações ficou constatado que os presos ofereceram diversas vantagens em troca dos votos de inúmeros eleitores, como dinheiro, cigarros, recarga de celular, conserto de veículos, entre outros. Durante a operação também foram apreendidos 02(dois) veículos utilizados no transporte ilegal e com os detidos a importância de aproximadamente R$ 1.000,00 (mil reais) em espécie.
“Zumbis” era o termo utilizado pelos investigados para referirem-se aos eleitores que eles pretendiam oferecer vantagens em troca do voto, pois na visão dos investigados, os eleitores se comportavam como “zumbis” desesperados por trocar seus votos por algum tipo de vantagem.