A justiça eleitoral no Acre encaminhou para a Polícia Federal um pedido de investigação em dois processos de doação de recursos financeiros durante a campanha eleitoral realizados por beneficiários do programa social Bolsa Família.
Segundo levantamento analisado pela juíza Zenair Bueno, da 1ª zona eleitoral, o cruzamento de informações do banco do Tribunal Superior Eleitoral e da Receita Federal, apontou indício de irregularidade na doação feita por dois beneficiários do programa a um candidato em Rio Branco.
Cada beneficiário doou ao candidato, o valor de R$ 1 mil. Como o processo corre em segredo de justiça, a magistrada não revelou o nome do candidato nem se o mesmo foi eleito ou a que cargo concorreu. Porém, Zenair Bueno disse que ao fim das investigações, caso seja comprovada a irregularidade, o processo será remetido ao Ministério Público Eleitoral, para que, após análise, possa se manifestar com uma ação de impugnação de mandato eletivo, o que impediria a diplomação e consequentemente a posse no cargo.
A Polícia Federal tem um prazo de 30 dias para concluir a investigação.