O Comando da Polícia Militar do Acre (PMAC) recebeu um empréstimo de 20 fuzis do Exército Brasileiro nesta quarta-feira, 19. Outros 30 fuzis serão emprestados por 30 dias, com possibilidade de extensão do prazo. A ação faz parte do apoio institucional do Exército ao governo do Estado no combate às facções criminosas e no policiamento da região de fronteira.
Os fuzis são tipo Parafal 7,62mm. A arma atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército Brasileiro, possui grande poder de fogo e coronha rebatível. Em função de sua alta precisão, peso e cadência, o Parafal já foi adquirido pelas polícias militares de diversos estados brasileiros, como a do Rio de Janeiro.
O comandante-geral da PMAC, coronel Júlio Cesar, explicou que os fuzis serão usados por policiais da Companhia Penitenciária, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Comando de Operações Especiais (COE) de Cruzeiro do Sul e guarnições dos batalhões.
O empréstimo vem após um grupo tentar invadir a Papudinha para matar membros de facções rivais. O caso ocorreu na noite desta terça-feira (18). Pelo menos 21 pessoas foram executadas a tiros em Rio Branco nos últimos 30 dias. A maioria é dos crimes é de ligações com membros de facções que lutam por território para comandar o tráfico de drogas.