Motoristas de caminhões e máquinas pesadas devem novamente interditar ruas na região central de Rio Branco em protesto contra atrasos em pagamentos do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre. Os protestos estão previamente marcados para a segunda-feira da próxima semana.
Uma reunião nesta sexta-feira entre membros do Sintraba, o sindicato que representa os motoristas, deve definir como e onde ocorrerão os protestos.
De acordo com o diretor do Sintraba, Marcos Maia, há pagamentos atrasos desde 2015. O governo chegou a prometer que pagaria as dívidas, mas não cumpriu o acordo. “Sou sindicalista, diretor do Sindicato dos Caminhões e Maquinas Pesadas do Acre – SINTRABA e, por meio desse desabafo venho expôr a minha indignação e de muitos outros amigos Sindicalizados que não sabem mais o que fazer perante o problema dos Pagamentos atrasados 2015/2016”, desabafa.
Procurado, o Deracre confirma ter pendências de pagamentos em contratos de locação de equipamentos. “Temos sempre sentado com a categoria para buscar soluções e dessa vez não foi diferente. Infelizmente, não tivemos condições de avançar no mês de outubro, como havíamos feito nos outros meses, porque o cenário financeiro, que já não era favorável, piorou”, disse Cristovam Moura, diretor do órgão.
“Além das perdas do FPE, o Acre foi muito prejudicado com retenções que o Governo Federal realizou no repasse de recursos de convênio, CIDE, multas de repatriação de recursos, dentre outros. Estamos trabalhando com um déficit de mais de R$ 300 milhões em 2016. Estou em contato permanente com a equipe econômica para, assim que possível, chamar a categoria para avançar na quitação desse passivo”, explica o diretor.