A Polícia Civil do Estado do Acre fez grande mídia em 2014 para divulgar o whatsApp para a população comunicar denúncias de crimes, paradeiros de criminosos e outras informações que auxiliem na resolução de delitos e repressão às práticas delituosas. Porém, após exatamente dois anos, o canal de comunicação deixou de funcionar para o Batman.
Um morador de Rio Branco, que não quis se identificar, diz ter ficado surpreendido quando foi denunciar uma ocorrência de assalto no número de whatsApp e encontrou a foto do Batman.
“Sempre quando presenciava alguma situação eu denunciava pelo aplicativo. Não sabia que havia deixado de funcionar para o Batman. Fiquei surpreso com a situação, mas ele informou que o número não era mais da Polícia Civil”, disse.
Na época, as mensagens enviadas (textos, fotos e vídeos) para o whatsApp da polícia passavam por uma análise prévia dos policiais civis que atuam na Divisão de Investigações Criminais (DIC) e eram imediatamente encaminhadas às Delegacias Especializadas integrantes (DAPC, DRE, Depi e Decco), de acordo com teor da denúncia.
A assessoria da Segurança Pública do Acre informou que todas as denúncias feitas pelo aplicativo não são respondidas e que a foto de perfil é do emblema da polícia e não do Batman. A assessoria levantou ainda a hipótese de o número ter sido hackeado. A assessoria da Polícia Civil não se posicionou até o fechamento da matéria.