O Departamento Estadual de Trânsito levou nesta segunda-feira, 21, ao Centro de Rio Branco o projeto “Detran Amigo” que tem por finalidade alertar os motoristas sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.
O trabalho, realizado na avenida Getúlio Vargas, com uma faixa e a entrega de folders sobre as novas regras do CTB, foi acompanhado pelo diretor presidente do órgão, Pedro Longo.
Pedro Longo destacou que, entre as mudanças, o Código prevê infração gravíssima e multa para quem estiver dirigindo e ao mesmo tempo falando ao celular. Parar em vaga de idoso e deficiente também é considerado infração gravíssima. São 7 pontos e multa de R$ 293,00.
Para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro a multa é de quase R$ 3 mil e o motorista não poderá dirigir por um ano. O motorista que atingiu 20 pontos em 12 meses vai ficar no mínimo de seis meses sem dirigir.
“O Detran Amigo é um projeto amplo. Essa é uma das atividades. Nós queremos acima de tudo estar esclarecendo quais são os direitos e as obrigações do condutor a partir das mudanças da regras que passaram a valer”, informou o diretor do Detran.