Com o a objetivo de homenagear os doadores de sangue, hemocentros de todo o Brasil comemoraram nesta sexta-feira, 25, o Dia Nacional do Doador Voluntário.
A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo presidente Castello Branco.
O dia é de homenagem e também de conscientização da população sobre a necessidade de doar sangue. Uma única doação pode ajudar a salvar a vida de até três pessoas.
Nesta sexta-feira, o Hemoacre de Rio Branco irá atender de 7h30 às 17h30.
Para doar
Todas as unidades de saúde públicas e privadas da capital e do entorno são abastecidas pelo Hemoacre. Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Para doar sangue, o interessado deve portar um documento oficial com foto, podendo ser o RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. Não é necessário estar em jejum, a orientação é que o candidato a doador não tenha feito a ingestão de alimentos gordurosos, ter idade entre 18 e 69 anos e estar com peso acima de 50 quilos.
Menores acima de 16 anos podem doar, desde que estejam acompanhados pelos pais e atendam às demais orientações.
Pessoas que tenham tatuagem ou maquiagem definitiva podem doar sangue um ano após o procedimento.
Àqueles que usam piercing, se feito em devem aguardar 12 meses após realização; se o procedimento foi com material descartável e feito em local apropriado, é necessário aguardar seis meses; se feito na mucosa oral ou genital, a pessoa fica inapta enquanto estiver com o piercing, ficando apta depois de um ano que retirar o acessório.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, no Bosque, próximo ao Teatro Plácido de Castro (Teatrão). Mais informações: (68) 3228-1494