Presos desobedecem regras e Judiciário cancela semiabertos

Pelo menos sete detentos da Unidade Penitenciária Manoel Nery da Silva, em Cruzeiro do Sul (AC), perderam o benefício do regime semiaberto e voltaram para o regime fechado por desobedecer regras do uso da tornozeleira. De acordo com o comandante da Polícia Militar, Major Lázaro Moura, os casos foram registrados na duas últimas semanas.

“Em duas operações que foram realizadas, semana passada e nesta semana, sete deles já foram reconduzidos ao sistema penitenciário. Nós tivemos até caso de drogas, outros de não estar em casa no horário estipulado, são várias situações que estamos fiscalizando, fazendo esse monitoramento e garantindo a segurança da população do Vale do Juruá”, relatou.

A tornozeleira eletrônica utiliza o sistema GPS para mostrar a exata localização do detento no mapa. Quando ele sai da área de circulação imposta pelo juiz, o sistema emite um aviso e agentes entram em contato com o preso pelo celular para saber o motivo. O dispositivo funciona com bateria, cuja autonomia é de 19 horas, devendo ser carregado por duas horas.

Entre as medidas cautelares está a proibição de o investigado frequentar lugares como bares e casas noturnas, por exemplo. O aparelho tem como vantagens evitar a superlotação de prisões e economizar custos ao poder público, e é utilizado por presos que estão no regime semiaberto. As informações são do Juruá Online.