Chuva intensa nas cabeceiras provoca subida do Rio Acre em Rio Branco, para 4,21m

O nível do Rio Acre deverá subir consideravelmente em Rio Branco nas próximas 24 horas, já que choveu muito em Assis Brasil, região de cabeceira. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o acumulado de chuva nas cabeceiras foi de 90 milímetros em apenas 24 horas, o que fez com o nível do Rio Acre subisse muito naquela região e os reflexos são extensivos à toda bacia hidrográfica: em Brasiléia, por exemplo, o volume de água saiu de 2,18m às 18h de  segunda-feira, 13, para  4,21m às 9h desta terça-feira, 14. Em Assis Brasil, o rio está acima dos 10 metros. Em Capixaba, o nível era 3,77m e foi a 3,93 em apenas 24 horas.

“A previsão é que o rio suba de forma acentuada”, confirmou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos. Na manhã desta terça-feira,  o nível do rio na capital era 7,60m. O principal tributário do Rio Acre na região de Rio Branco, o Riozinho do Rôla, também subiu 11 centímetros entre segunda e terça (13 e 14), indo de 9,35m para 9,46m.

A Defesa Civil de Rio Branco mantém o monitoramento permanente nas estações meteorológicas. Uma delas está instalada na Passarela Joaquim Macedo, fornecendo informações importantes para estudo dos analistas.