A temperatura volta a diminuir sensivelmente no Acre nesta quinta-feira, 03, informa o pesquisador meteorológico Davi Friale.
Não será forte como a última onda de frio, quando o Acre registrou 7,6ºC no dia 19 de julho, estabelecendo recorde de frio de 2017 e dos últimos anos, mas a temperatura diminuirá sensivelmente.
No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, a frente fria chega com muito vento, logo pela manhã, diminuindo o calor diurno.
“Assim, a próxima quinta-feira será um dia com ventos intensos, fortes rajadas da direção sudeste e temperatura agradável, mesmo que o Sol apareça, sendo que a máxima deve ficar abaixo de 28ºC, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia.”
À noite, porém, o frio moderado será sentido pela população. Ao amanhecer de sexta-feira, os termômetros estarão marcando, dependendo da cidade, entre 13 e 16ºC, em Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e Boca do Acre.
A queda um pouco mais acentuada da temperatura ocorrerá no sul e sudoeste de Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás, com mínimas que devem oscilar entre 9 e 14ºC, dependendo da cidade.
O ar polar também diminuirá a temperatura nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.