Maioria da bancada do Acre votou contra mudança no sistema de eleição de deputados e vereadores

A maioria da bancada de parlamentares federais do Acre votou contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema de eleição de deputados e vereadores. Os deputados Alan Rick (DEM), Raimundo Angelim (PT), Léo de Brito (PT) e Moisés Diniz (PCdoB) disseram não ao “distritão”, enquanto Flaviano Melo (PMDB), Jéssica Sales (PMDB) e Major Rocha (PSDB) votaram sim para mudança.

A proposta que tinha como principal objetivo instituir o “distritão” foi rejeitada por ampla maioria de votos na Câmara dos Deputados. Apenas 205 deputados apoiaram a alteração, outros 238 foram contrários. Para que a proposta avançasse, eram necessários pelo menos 308 votos. A proposta não foi bem recebida no meio político acreano. Alguns afirmavam que o “distritão” favorecia quem já tinha mandato.

No atual sistema, a eleição de deputados estaduais e federais e vereadores é proporcional. Os candidatos podem ser eleitos apenas com seus votos ou com a soma destes mais a parcela que lhe cabe dos votos recebidos pelo partido. No “distritão”, apenas os mais votados em cada estado ou município seriam eleitos e a “sobra” dos votos individuais não beneficiaram nenhum outro candidato.

Veja como votou a bancada do Acre

Alan Rick                DEM       Não

Angelim                  PT            Não

Flaviano Melo     PMDB   Sim

Jéssica Sales          PMDB   Sim

Leo de Brito         PT            Não

Moisés Diniz        PCdoB   Não

Rocha    PSDB                        Sim

Total Acre: 7