ELAT pesquisa e revela que o Acre ocupa segundo lugar do país em incidência de raios

Segundo levantamento inédito realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre é o segundo estado do país com maior incidência de raios. Na reportagem o Corpo de Bombeiros ajuda a explicar esse fenômeno e também como evitar ser vítima em caso de descarga atmosférica.

Em primeiro lugar aparece o Tocantins, com 17,1 raios por quilômetro quadrado seguido por Acre e Amazonas (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2), que são os 10 primeiros estados com maior incidência de raios por quilômetro quadrado por ano.

O estudo revela que os Estados do Norte estão no pico do levantamento por que são regiões de floresta e próximas aos rios.

No Acre, o Major Falcão, do Corpo de Bombeiros, informou que não há uma central de monitoramento de raios no Estado, tampouco dados estatísticos sobre óbitos ou feridos por esse tipo de sinistro.

CUIDADOS – Ele ressaltou a importância de adotas alguns cuidados básicos, como: evitar ficar em ambiente aberto, fugir de locais considerados perigosos próximos de objetos metálicos como cerca elétrica, telas, jamais se abrigar debaixo de árvore ou permanecer durante chuvas em piscinas, açudes, rios, praias e outros.