Farmacêuticos acreanos elegem mudança no CRF com 60,5% dos votos válidos

A chapa 2 consagrou-se vitoriosa nas eleições do Conselho Regional de Farmácias do Estado Acre (CRF) com 60,5% dos votos válidos. As eleições foram encerradas ao meio dia dessa sexta-feira, 10, em todo o Estado do Acre e teve inicio na quarta-feira, 08, por meio da internet.

Fiscal sanitário estadual, o farmacêutico João Vitor Italiano foi eleito presidente e o conselheiro mais votado com 170 votos do total de 317 eleitores. Com o slogan “Um novo tempo” Italiano explica que a formação da chapa atendeu aos pedidos de “anseio de mudança da classe farmacêutica”.
Foi também a primeira eleição a ser disputada entre duas chapas que são compostas de 04 membros – sendo presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro.

A amplitude da guinada de mudança no CRF do Acre pode ser medida pelo o número de vagas dos eleitos, das 10 vagas para conselheiros – uma espécie de deputado – 09 foram preenchidas por candidatos eleitos pela chapa 02. Sendo 08 eleitos para conselheiros regionais – com atuação dentro do Estado – e uma vaga para conselheiro federal, com atuação em todo o país. A chapa 01, que foi derrotada, elegeu um único conselheiro, a farmacêutica Francimary Muniz, que também foi candidata a presidente da chapa vencida.

As eleições de conselheiros ocorrem a cada 04 anos, mas a diretoria pode ser modificada após 02 anos, contudo, somente os 09 eleitos regionalmente nesta sexta-feira, 10, podem concorrer para modificar a diretoria.

A Chapa 2, agora eleita, é formada por profissionais farmacêuticos que atuam em várias áreas, como em unidade de saúde municipais e estaduais e empresas da iniciativa privada. “Formamos uma chapa com profissionais comprometidos com a defesa da categoria, com a vontade de avançar mais ainda nas conquistas e acima de tudo: querem mudanças”, explicou Luana Esteves, reeleita a conselheira regional com 154 votos, em quarto lugar de 09 vagas.

Propostas da Chapa 2

Entre os objetivos da Chapa 2, para o Conselho Regional de Farmácia do Acre – CRF/AC, estão: a construção de forma participativa do Plano Anual de Fiscalização, incentivo ao empreendedorismo na profissão farmacêutica, priorizando atividades educativas e preocupando-se com as condições de trabalho do profissional farmacêutico, inovação dos métodos e procedimentos internos, buscando agilidade e qualidade na prestação dos serviços, reaproximando o CRF da classe farmacêutica, ampliação de forma participativa das ações educativas e capacitações, parcerias com outros Conselhos de Classe e Instituições de Ensino Superior, com intuito de melhorar a qualidade das prescrições realizadas e implementar ações educativas, valorização das atribuições essenciais da profissão, nas diversas áreas de atuação (análises clínicas, estética, farmácia comunitária, farmácia clínica, farmácia magistral, pesquisa, docência, etc), implantação da Comissão de Assuntos Jurídicos, com intuito de acompanhar e reverter ações judiciais em desfavor da categoria, implantação de seccionais em regionais do Estado, assegurar melhor direcionamento dos recursos oriundos do pagamento de anuidade de acordo com a definição do orçamento participativo e democrático.