Dicas do Procon para aproveitar as promoções da Black Friday

Com expectativa de faturamento em R$2,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday 2017 acontece na última sexta-feira de novembro, dia. Além disso, cerca de 87% dos consumidores brasileiros desejam comprar um produto promoção, de acordo com o levantamento do Ibope Inteligência em conjunto com o Google.

Para ajudar os consumidores na hora de aproveitar as promoções black friday, o Procon separou algumas dicas importantes:

  •         Pesquise o preço do produto que deseja adquirir, bem como as condições de pagamentos disponibilizadas uma semana antes da promoção. No 24 de novembro confira se o produto faz parte da promoção e compare com o preço anterior.
  •         Cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
  •         Salve todas as telas e comunicação eventualmente realizadas com o fornecedor.
  •         O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. Se possível, ligue para confirmar todos os dados.
  •         Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
  •         Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés.
  •         Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.
  •         Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

Lembrando que nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, inclusive durante a black friday. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor. Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de sua cidade.

 

Compartilhar