Ultimamente quem tem ido aos centros e postos de saúde em busca da vacina pentavalente, tem voltado sem conseguir a imunização dos bebês contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. A boa notícia é que a coordenação do Programa Nacional de Imunização no estado anuncia a chegada de 4,5 mil doses da vacina ao Acre.
Em Rio Branco, a pentavalente já deve estar disponível em todas as unidades a partir desta sexta-feira, 15, e no restante dos municípios, por conta da logística de distribuição, a partir de segunda-feira, dia 18.
Uma outra preocupação do setor de imunização no estado é quanto a cobertura vacinal contra HPV e Meningites.
Os últimos dados epidemiológicos mostram que, mais da metade dos adolescentes ainda precisam se imunizar. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS), atualmente no estado, 48,7% das meninas e 38,8% dos meninos foram imunizados contra o HPV.
Público-alvo – Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade.
ESQUEMA VACINAL – Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. O esquema vacinal da meningocócica C para o público de 11 a 14 anos, contabilizando 73,5 mil adolescentes no Acre nessa faixa etária, será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal.