Acre é beneficiado com liberação de abertura de novas turmas de EJA

O Acre está entre os estados contemplados com recursos do do Ministério da Educação que será destinado a criação de novas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Além do Acre, os estados do Amazonas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí também foram beneficiados e juntos receberão o montante de R$ 26 milhões.

Como as novas turmas não podem receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), elas funcionarão, neste primeiro ano, com recursos do Ministério da Educação.

A quantia repassada pode ser usada para remuneração e capacitação de professores, aquisição de material escolar, de alimentos e de transporte escolar.

A diretora de Políticas para a Juventude, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Maria das Graças da Silva, diz que esses recursos deverão ser usados prioritariamente para o atendimento de egressos do Programa Brasil Alfabetizado, populações do campo, comunidades quilombolas, povos indígenas e pessoas que cumprem pena em unidades prisionais.