A prefeita Socorro Neri vistoriou nesta segunda-feira (16) a obra de construção da unidade de saúde da Vila Albert Sampaio, localizada na BR 364. Com os secretários de Saúde, Oteniel Almeida, e de Obras, Claúdia Cunha, e o líder da comunidade, Adalcimar Pereira, Socorro Neri definiu detalhes para entrega do espaço e anunciou que em vez de Unidade Básica de Saúde (UBS), o local vai abrigar uma Unidade de Referência de Atenção Primária (URAP) para atender todas as comunidades da região, como Santa Cecília, Liberdade, Souza Araújo e Baixa Verde.
Toda a estrutura do prédio bem como o pátio de entrada estão quase prontos. A nova URAP vai funcionar com 5 consultórios – médico, de enfermagem e odontológico, além de sala de observação e de coleta.
A previsão é que a unidade seja inaugurada até o final do mês de agosto, o que já é comemorado pela comunidade. “Os moradores, na maioria, são ex- hansenianos, cadeirantes ou mutilados e o deslocamento para cá será melhor”, disse o presidente da Associação de Moradores do Albert Sampaio, Adalcimar Pereira, ao agradecer a prefeitura “por mais essa obra que beneficia pessoas que precisam de verdade dos serviços de saúde”
Para a prefeita, a URAP, “amplia o serviço de qualidade na área da saúde que já é prestado pela prefeitura em outras regionais. Entendemos que aqui a URAP terá mais eficácia para as comunidades”, explica Socorro Neri.
O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressalta que a gestão caminha para garantir acesso à saúde para quase cem por cento da população da capital. “Com os investimentos feitos até agora e as unidades que ainda vamos entregar alcançaremos quase a totalidade da população com a Atenção Básica”, conclui.
Atualmente, Rio Branco conta com 5 Uraps: São Francisco, Augusto Hidalgo de Lima, Roney Meireles, Cláudia Vitorino e Eduardo Assmar.
Uraps – São unidades que realizam consultas clínicas, pediátricas, ginecológicas, serviços de enfermagem, como pré-natal, preventivo do câncer do colo de útero, exames laboratoriais, curativos, vacinação, nebulização, teste do pezinho, acompanhamento e desenvolvimento de crianças, além do programa de planejamento familiar.