Afresco sobre o altar da Catedral de Rio Branco desmorona parcialmente

Pintado pelo artista Sansão Pereira há 10 anos, o afresco “Origem do Universo”, localizado na abóbada (estrutura em forma de arco) sobre o altar da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, desmorona desde a semana passada devido ao efeito da umidade na estrutura do templo católico, informou na noite desta segunda-feira, 30, o reitor da Catedral, padre Manoel Costa.

“Não é a pintura em si. É a preparação por detrás da pintura que com a infiltração caiu”, explicou.

Assim que a pintura começou a se desintegrar e cair, informações passaram a circular entre fiéis e nas redes sociais de que o bispo Dom Joaquin Pertinez estaria providenciando a substituição da arte, o que foi desmentido pelo padre Manoel.

Os boatos foram levados a sério por algumas pessoas que relacionaram a eventual substituição da pintura com a restauração que é realizada atualmente na Catedral. Porém, o padre Manoel disse que não há nenhuma intenção de substituir o afresco. Ao contrário, ele será recuperado.

“Nós, na verdade, incluímos a recuperação do afresco na restauração e pretendemos inaugurar tudo no Círio de Nazaré, no dia 14 de outubro deste ano”, acrescentou.

Fotos: Altino Machado

Compartilhar