A disputa por uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre na eleição de 2018 será menos concorrida do que a de quatro anos atrás. Encerrado o prazo de registro de candidatura, o Parlamento estadual figura como o dono do maior número de concorrentes.
Ao todo, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), serão 18,96 candidatos por vaga para a Assembleia acreana. Em 2014 essa proporção era de 22,13/1. Em segundo lugar como o mais concorrido está uma das oito cadeiras na Câmara dos Deputados: são 10,38 candidatos por assento; há quatro anos eram 8,13/1.
O TRE recebeu 567 pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2018. Na comparação com a última disputa geral, houve uma redução de 8%. Até o dia 17 de setembro essa quantidade pode ser reduzida. É neste período que a Corte analisará todos os pedidos, manifestando-se pelo deferimento ou indeferimento.
Entre os partidos, o PDT é o que tem o maior número de candidaturas registradas. O PSL está em segundo. O PP do candidato ao governo Gladson Cameli está em quinto lugar, acompanhado logo em seguida pelo PT de Marcus Viana e do governador Sebastião Viana.