Campanha de vacina contra sarampo e poliomielite é prorrogada até 14 deste mês

Após o segundo Dia D e o que seria o encerramento da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite no último sábado, 1, o Acre atingiu 83,45% de cobertura vacinal, quando a meta é imunizar 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos.

Dados do Programa Nacional de Imunização do Acre revelam que apenas 12 municípios do estado atingiram a cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).

Santa Rosa do Purus foi o que mais vacinou, seguido por Jordão, Porto Acre, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

O percentual que falta ser atingido no Acre corresponde a mais de 10,5 mil crianças que precisam ser vacinadas. O mais preocupante é a capital, Rio Branco, que tem mais de 7 mil crianças que não se imunizaram.

Em todo o país, apenas os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá, Sergipe e Maranhão atingiram a meta preconizada de 95% de cobertura vacinal do público alvo.

Uma vez que a campanha não atingiu a maioria dos estados, o MS decidiu que a campanha vacinal contra o sarampo e a poliomielite será prorrogada até o próximo dia 14.

É importante lembrar que a vacina é segura e o único modo eficaz de prevenir contra o sarampo e a poliomielite, e também protege contra a rubéola e a caxumba.

Compartilhar