O candidato a governador Marcus Alexandre Viana (PT) apontou o fracasso da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) como um dos erros cometidos durante os 20 anos de governos petistas no Acre.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia Rio Branco, da TV Rio Branco.
Idealizada por Sebastião Viana ( PT), a ZPE tinha como promessa atrair grandes indústrias para o Acre por meio dos incentivos fiscais deste modelo, além da “posição privilegiada” do Acre na vizinhança com Peru e Bolívia.
O projeto não deu certo e hoje está abandonado às margens da BR-317, em Senador Guiomard.
“Nós apostamos na ZPE. Foi uma ideia que não deu certo. Se a gente for hoje lá em Senador Guiomard vamos ver uma estrutura, a ZPE, que não atingiu o objetivo a que se propôs”, disse Marcus Viana.
O petista defendeu recuperar o espaço, transformando-o em um polo logístico.
Segurança
Sobre segurança pública, o candidato apresentou como proposta o retorno de bases comunitárias da polícia em alguns bairros de Rio Branco. Até o governo Binho Marques (2007-2010) funcionou o Polícia da Família, desativado com Sebastião Viana.
O governista defendeu o que ele definiu como maior proximidade na relação entre a polícia e a comunidade. O petista ainda enfatizou a necessidade de investir em pessoal, equipamentos e inteligência para o combate ao crime.