Foi publicada na edição desta segunda-feira, 17, do “Diário Oficial” a lista com o nome dos delegados da Polícia Civil que poderão iniciar os inquéritos relacionados a crimes eleitorais nas cidades acreanas que não dispõem de delegacia da Polícia Federal. Pela legislação, a PF é a titular dos inquéritos na esfera eleitoral, cabendo à Polícia Civil atuar como suplementar.
Entre as cidades em que a PC atuará como “polícia eleitoral” estão Assis Brasil, Jordão, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Ao todo, em mais da metade das cidades acreanas (12) a polícia judiciária estadual assumirá, provisoriamente, as funções da PF nas eleições de 2018.
Pela portaria publicada, ficam obrigados todos os agentes a comparecer no dia do primeiro turno (7 de outubro) em suas respectivas delegacias.
O candidato a vice-governador na chapa de Marcus Alexandre Viana (PT), Emylson Farias (PDT), é delegado de carreira da Polícia Civil. Até abril último ele ocupava a função de Secretário de Segurança Pública.. No governo Binho Marques (2007-2010), ele foi o chefe da Secretaria de Polícia Civil.