Eleitor do Acre filma voto e vídeo circula nas redes sociais

Embora a legislação eleitoral proíba o uso de celulares e outros tipos de equipamentos na cabine de votação, alguns eleitores ainda se arriscam para eternizar o momento de cumprir com seu dever de votar.

É o caso de um eleitor no Acre que filmou todo o processo de voto. Ainda não se sabe o caso ocorreu na capital ou no interior, mas o vídeo começou a circular nas redes sociais na tarde deste domingo (7).

Normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbem entrar na cabine eleitoral com celular, máquinas fotográficas, filmadoras ou equipamento de radiocomunicação. A medida foi tomada para impedir que o sigilo do voto seja comprometido. Então, enquanto os eleitores votam, os aparelhos devem ficar com o mesário ou em uma mesa ao lado da cabine.

O caso, se tiver sido flagrado pelos mesários, precisará ser registrado na ata da seção eleitoral. Depois, o juiz eleitoral deve comunicar a situação ao Ministério Público Eleitoral. O eleitor pode ser condenado porque quebrar o sigilo do voto é crime eleitoral.

O voto do eleitor que for flagrado será nulo.

video
play-sharp-fill

Compartilhar