MPAC premia jornalistas e destaca avanços em ações de combate à violência

Em uma noite especial que reuniu integrantes do Ministério Público Estadual, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e jornalistas, foi realizada a cerimônia de apresentação dos vencedores da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre.

O evento aconteceu no Afa Jardim para a entrega dos troféus e dos cheques aos profissionais de imprensa que, ao longo do ano, produziram reportagens sobre um dos principais problemas vividos pela população: a crise da violência.

Nesta edição, a temática central foi Segurança Pública e Direitos Humanos. Em seu discurso de abertura, a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane, apontou os avanços realizados pelo MP do Acre em suas ações de auxílio no combate às violências.

Entre elas está o fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que hoje conta com a atuação de oito promotores e um procurador.

Outro passo dado, segundo Rejane, foi a implementação do Observatório de Análise Criminal, ferramenta que fornece informações sobre os indicadores de violência no estado.

De acordo com ela, o MP acreano se destaca por ser o único a oferecer tal recurso aos cidadãos.

A procuradora lembrou que a violência é um dos principais temas em pauta na sociedade, o que exige do MP estar preparado para atender aos anseios da população.

A procuradora-geral enalteceu o trabalho dos jornalistas. “Vocês são os protagonistas deste evento”, disse ela. Em suas palavras, a imprensa tem papel essencial na “difusão da cidadania” e no fortalecimento da transparência pública.

Nesta edição foi convidado para participar da premiação o jornalista Thiago Reis, editor do G1, o portal de notícias da Globo. Ele é o coordenador da ferramenta Monitor da Violência, que apresenta dados sobre os índices de criminalidade em todo o país.

video
play-sharp-fill

O ac24horas esteve entre os homenageados da noite.

Confira os vencedores da 9 edição do Prêmio de Jornalismo do MP:

Categoria:

Destaque acadêmico em jornalismo: Douglas Richard.

Fotojornalismo: Alexandre Noronha

Webjornalismo: Resley Saab

Radiojornalismo: Eduardo Gomes

Jornal impresso: Alcinete Gadelha

Telejornalismo: Jefson Dourado