Um idoso de 93 anos foi transportado de Santa Rosa do Purus para Rio Branco essa semana, após uma intervenção do Ministério Público do Acre junto à Secretaria de Saúde. O paciente da rede pública foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) naquela cidade, e precisava de atendimento especializado com urgência.
Segundo informações publicadas no site do Ministério Público, com o agravamento do estado de saúde do idoso, que já apresentava sangramentos, e após negativa da coordenação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e da Gerência Administrativa do Complexo Regulador em realizar o translado, o promotor Júlio César de Medeiros solicitou à Sesacre a disponibilização de uma UTI aérea.
O pedido do promotor foi atendido e o paciente foi transladado à cidade de Rio Branco onde recebeu o devido atendimento médico e está em recuperação.
“Foi indispensável a rápida atuação do Ministério Público para garantir ao paciente o acesso ao direito fundamental à saúde, haja vista tratar-se de pessoa idosa já em estado grave”, disse o promotor.