Prefeitura se prepara para eventual cheia do Rio Acre

A Prefeitura de Rio Branco está intensificando os trabalhos para preparar os primeiros 100 abrigos destinados a receber as primeiras famílias em caso de enchente do rio Acre.

Na medição feita pela equipe da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) às 9h da manhã desta quinta-feira (17) o nível das águas do rio estava em 13,63 cm, ultrapassando a cota de alerta, que é de 13,50 cm.

A cota de transbordamento, segundo a COMDEC, é de 14m Em 2018, a retirada das primeiras famílias de suas casas ocorreu após o nível do Rio Acre chegar a 14,27 cm.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel George Santos, é nos meses de janeiro, fevereiro e março que são registrados os maiores índices pluviométricos, com maior risco de ocorrerem grandes alagamentos.

Santos informou que até o momento nenhuma família foi afetada pelas águas do rio, porém, em Assis Brasil o nível do rio diminuiu, o mesmo acontecendo no município de Brasiléia.

Nos municípios de Xapuri e Capixaba, o volume de águas continua subindo, o que deixa as autoridades de Rio Branco em alerta.

Nesta manhã, as equipes da Prefeitura executam os serviços de conclusão dos primeiros abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, bem como os trabalhos de preparação da estrutura do local, como instalações elétricas e instalações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que promoverá o atendimento às famílias que porventura venham a ser abrigadas.