Ao menos 700 pessoas já compareceram ao Centro de Apoio e Diagnóstico da Prefeitura de Rio Branco para realizar coleta de sangue após terem ingerido açaí.
A população tem buscado a unidade depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) divulgar um chamamento no qual informou que durante uma ação de monitoramento de controle de qualidade de polpa de açaí foram encontradas amostras contaminadas por fezes de barbeiro em produtos comercializados no Mercado Elias Mansour.
A equipe da SEMSA ressalta que não há motivos para pânico e frisou que parte das pessoas que estão procurando a unidade de saúde sequer consumiu açaí do Mercado Elias Mansour, mas mesmo assim querem fazer a coleta.
A SEMSA também reforça que não há necessidade da comunidade chegar ao Centro de Diagnóstico antes das 7h, horário que iniciam as distribuições de senhas, pois todos que procurarem o local serão atendidos, haja vista que as coletas serão feitas até o dia 18 deste mês.
Antes da coleta, cada pessoa passa por uma triagem, na qual são feitas algumas perguntas, como por exemplo, a data em que a pessoa ingeriu o açaí.
Os interessados em fazer a coleta devem comparecer ao Centro de Apoio e Diagnóstico, localizado na Rua do Hemoacre, ao lado do Lacen, das 7h às 12h e das 14h às 17h, portando o Cartão do SUS e uma documento de identificação com foto.
O resultado do exame deve ser entregue três dias depois de realizada a coleta.