O Carnaval 2019 foi tranquilo para a Segurança Pública, na avaliação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da Polícia Militar do Acre (PM/AC). O balanço dos trabalhos foi apresentado nesta quarta-feira, dia 06, na sede da corporação, no Centro, durante coletiva de imprensa.
Em cinco dias, a chamada “quina carnavalesca”, foram realizadas, em todo o Estado, 71 prisões (52 homens e 9 mulheres). Outros 10 adolescentes foram apreendidos e entraram na contagem. Ao todo, a polícia atendeu a 46 ocorrências, sendo 06 de lesão corporal, 10 de embriaguez, três de ameaça e 26 de outros crimes.
“Há um envolvimento e motivação da nossa tropa. Tivemos aqui em Rio Branco apenas três ocorrências em 14 locais onde ocorreu o carnaval. Então, foi muito proveitoso esse policiamento em que temos um resultado bem positivo. Nossa guerra é diária, nosso policiamento continua”, comentou o coronel Mário Cezar, comandante da PM/AC.
Além dessas ocorrências, os militares apreenderam uma arma de fogo, quatro armas brancas, e só atenderam a três ocorrências em Rio Branco. O maior número de crimes ocorreu em Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. Na região do Alto Acre, os números são baixos, e não marcam 10.
Os trabalhos, segundo o comandante, vão avançar, sem pausa. O intuito, destacou o coronel Mário Cezar, é melhorar ainda mais a sensação da população. Trabalho desenvolvido desde o início do ano. “Foram em torno de 700 operações registradas de janeiro até agora. Todos os dias estão ocorrendo operações, na Capital e interior”, completou.