Vereadores abrem CPI para investigar prefeito substituto

Sete dos 11 vereadores da Câmara Municipal de Senador Guiomard votaram, nesta manhã, a favor da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar denúncias recebidas contra o atual prefeito do município, Gilson da Funerária (PP). Gilson substitui o então prefeito da cidade, André Maia (PSD), preso pela Polícia Federal durante a ‘Operação Sarcófago’, acusado de desviar verbas públicas.

Há três meses a frente da prefeitura do município, Gilson está sendo acusado, por vereadores, de dispensas irregulares de licitações, improbidade administrativa e roubo de merenda escolar. Agora, os parlamentares querem apurar as supostas denúncias que cercam o atual prefeito.

Gilson, além de prefeito substituto, também é vereador em Senador Guiomard. Por meio de sua assessoria de comunicação, o prefeito afirma que irá prestar todas as informações que lhe forem requisitadas. “Vamos responder tudo dentro do prazo hábil e constitucional”, declara.

Após a decisão do presidente da Casa, o município garantiu que irá colaborar com as investigações. A assessoria do prefeito fez questão de afirmar que a decisão não se trata de uma cassação, nem afastamento, apenas uma investigação. “É uma investigação ‘sem pé nem cabeça’, mas que faz parte da democracia. O gestor sério, como é Gilson, vai responder todas as denúncias”.

Votaram a favor da CPI os vereadores: Magildo Lima (PP); Celso Oliveira (PSDB); Lenon da Bonal (PP); Idalete Holanda (PSB); Francisca Macedo (PT); Cleilton (PR) e Jamis Queiroz (PR).

Tréplica

Através da assessoria, Gilson pediu para ressaltar que os três vereadores integrantes da CPI também são alvos de investigação pela polícia. Segundo o prefeito, o vereador Magildo é investigado pela Polícia Federal. Ainda de acordo com a prefeitura, o vereador Cleilton “pede dinheiro emprestado de um repasse que era feito do munícipio para um parente dele, está na investigação da Polícia Federal”. E, a vereadora Idalete, conforme a assessoria do município, também foi flagrada pela PF ao manifestar compra de voto.

Além disso, Gilson garante que o ex-prefeito André Maia também está sendo denunciado pela atual gestão do município.