Blitz educativa quer informar a população para melhorar convivência com autistas

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Dom Bosco, com o apoio de outras entidades, entre elas a Associação Família Azul do Acre e a Secretaria Estadual de Saúde, realiza uma blitz educativa neste sábado, a partir das 8 horas na Praça da Revolução, em Rio Branco.

A atividade é parte da programação que vem sendo desenvolvidas nos últimos dias em razão do dia 2 de abril ser considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Nosso objetivo é fazer com que a população conheça mais um pouco deste tema. Conhecendo, as pessoas passam a não excluir e entender que somos todos iguais em nossas diferenças peculiares”, destaca Francinete Lamar, coordenadora do Dom Bosco.

A falta de informação sobre o autismo ainda é um grade desafio. Quem não tem alguém na família, ainda desconhece a necessidade de cuidados especiais que precisam as pessoas com o transtorno. Por isso, é importante esse tipo de atividade de esclarecimento

A carência de profissionais é um dos principais problemas para o diagnóstico precoce e início do tratamento da criança autista no Acre.

Infelizmente, Rio Branco tem apenas três neuropediatras na rede pública e isso dificulta que a criança autista seja diagnosticada e o tratamento inicie o quanto antes.

Compartilhar