A Estação Elevatória do Conjunto Manoel Julião e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Conquista foram reativadas esta semana pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Ambas estavam paradas há mais de um ano após depredação de vândalos e problemas mecânicos. Uma operação de desobstrução da tubulação, limpeza das bombas e reparo de toda a rede elétrica fez com que as estações voltassem a funcionar e voltarem a atender a população de Rio Branco.
Uma elevatória bombeia água de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. Agora, a Elevatória do Manoel Julião voltou a transportar o esgoto do conjunto habitacional para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Conquista. Esta última recebe o esgoto dos conjuntos Universitário I, II, e III, Tucumã, Tangará, Conquista e Manoel Julião.
Para reativar a unidade operacional, a primeira medida foi limpeza geral da área e manutenção dos equipamentos que compõem o sistema. “Com essa elevatória e ETE funcionando estamos corrigindo alguns problemas na rede, evitando, por exemplo, que o esgoto continue surgindo no meio da rua, retornando para as casas ou chegando ‘in natura’ para os igarapés”, explicou o presidente do Depasa, Zenil Chaves.
Após correção dos problemas da rede de esgoto, o próximo passo a ser dado pelo Depasa será investir na segurança do sistema. Para isso, o órgão já trabalha na elaboração e execução de projeto para implantação de sistema de segurança nas unidades operacionais do órgão.