A Prefeitura de Rio Branco deu início nessa quinta-feira, 01, às atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2019. Este ano, o slogan “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação Hoje e para o futuro!”, enfatiza a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.
Várias Unidades Básicas de Saúde da capital realizam ações com gestantes, pais e seus bebês, enfatizando a importância da Amamentação desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida na redução da mortalidade infantil; licença maternidade e paternidade; orientações sobre os direitos dos pais; dificuldades que a mulher enfrenta para amamentar; mitos e verdades quanto ao leite materno, dentre outros.
De acordo com a rede internacional, adotar uma abordagem inclusiva, que contemple os pais, parceiros, famílias, locais de trabalho e comunidade, é fundamental para criar um ambiente propício e permitir às mães amamentarem de forma otimizada.