Uma pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio/AC aponta que 76% dos empresários do comércio em Rio Branco estão otimistas com as vendas dos Dias dos Pais, data celebrada no domingo (10). Exemplo disso é o empreendedor Ricardo Fonseca, que tem um pequeno estabelecimento de venda de eletrônicos no centro da cidade.
“Com o cenário que estamos presenciando, acredito que vai haver uma venda satisfatória este ano no Dia dos Pais. Pelo menos é o que eu e meus colegas comerciantes estamos esperando”, comentou. O levantamento ouviu 102 pessoas entre os últimos dias 23 e 30 de julho e constatou que 14% dos empresários esperam uma piora nas vendas e outros 10% não se manifestaram com relação ao assunto.
Para os empresários, o Dia dos Pais é considerado o primeiro momento de uma avaliação relacionada à alavancagem de vendas no mercado de consumo no segundo semestre do ano.
O desemprego e o endividamento da população são apontados, para a maior parte dos comerciantes, como fatores significantes no congelamento das vendas. Conforme a pesquisa, dos empresários ouvidos, 39% atribuíram ao desemprego na economia uma possível ameaça para o não alcance da expectativa de vendas planejadas para o próximo Dia dos Pais. Outros 15% demonstraram preocupação com a concorrência existente.
Fonte: Fecomércio/Acre