Candidata zera questões no concurso público da Sesacre e se classifica na vaga de enfermeira

Após homologação do processo seletivo simplificado do edital nº (005/2019), publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 3, um candidato procurou o ac24horas para expor a situação de outra candidata, que teria zerado as questões de Língua Portuguesa e mesmo assim fora classificada dentro das 46 vagas disponíveis para o cargo de enfermeiro em Rio Branco.

O denunciante enviou um quadro de informações apontando que a referida candidata poderia ter sido favorecida, alegando que pelo fato de ela não ter acertado nenhuma das cinco questões de Língua Portuguesa, não poderia ter ficado entre as 30 primeiras pessoas colocadas no processo seletivo.

Procurada pelo ac24horas, a porta-voz do governador Gladson Cameli, Mirla Miranda, explicou que no próprio edital consta que o candidato não pode zerar nenhuma das provas. Entretanto, o documento trata como provas as seguintes modalidades: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Segundo Miranda, o edital é claro ao ressaltar que a prova era dividida em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. “No caso dos “Conhecimentos Gerais” temos pelo Edital que o caderno de provas subdivide-se em mais de uma disciplina neste caso “Língua Portuguesa e História e Geografia do Acre” para cargos de nível superior, eis aqui que, simplesmente zerar a disciplina de Língua Portuguesa não resulta imediatamente em zerar a prova, uma vez que dentro dessa mesma prova existe outra disciplina que pode a ser pontuada”.

O edital destaca que para ser aprovado, o candidato deveria obter no mínimo 40% do total de pontos, não podendo zerar em nenhuma das provas (Conhecimentos Gerais e Específicos). Dessa forma, zerar apenas uma das disciplinas exigidas não pode vir a ser validada como “zerar” uma prova completa.

O processo

O governo acaba de homologar a contratação de 340 profissionais para atuarem no fortalecimento e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas unidades hospitalares que fazem parte da rede estadual de Saúde em Rio Branco e mais 17 municípios, incluindo aqueles considerados de difícil acesso.

Do valor total das vagas ofertadas, 212 foram preenchidas por médicos de diversas especialidades. Estes profissionais serão devidamente capacitados e começam a atuar no atendimento à população acreana a partir deste mês. A contratação possui validade de um ano.

Compartilhar