Consulado critica onda de boatos envolvendo brasileiros na Bolívia

O Consulado Geral do Brasil em Cochabamba emitiu novo comunicado sobre a tensão política na Bolívia, desta vez rechaçando notícias falsas retirada de brasileiros daquele País. Boatos como esse tem causado grande tensão nas redes sociais.

“O Consulado tomou conhecimento de que circulam nas redes sociais notícias sobre iminentes procedimentos de evacuação de brasileiros residentes na Bolívia, em razão da possível deterioração da crise político-social por que passa o país. Até o presente momento, não existem quaisquer instruções ou diretrizes governamentais sobre operações dessa natureza”, afirmou o Consulado.

O Consulado Geral esclarece que todos os comunicados oficiais dirigidos à comunidade residente nesta jurisdição são transmitidos apenas pela página oficial da repartição na Internet e, de forma mais ágil e eficiente, por meio da página mantida no Facebook.

“O restante é mera especulação, notícias equivocadas que têm se tornado comuns em muitos mecanismos virtuais de divulgação, caracterizadas pela inautenticidade e imprecisões”, alerta.

De acordo com o órgão, existem 10 mil brasileiros em La Paz; 30 mil em Santa Cruz de La Sierra, e pouco mais de 5 mil Cochabamba.