Patrimônio Curioso relembra primórdios do transporte coletivo e do Terminal Urbano

A última edição do projeto Patrimônio Curioso, da Fundação Garibaldi Brasil, conta o processo de construção do Terminal Urbano de Rio Branco e dos primeiros ônibus de transporte coletivo na capital. A obra do Terminal começou em 1995 e foi concluída no dia 26 de julho de 1996.

O local foi projetado para ser uma obra grandiosa, diz o Patrimônio Curioso, contando com três plataformas semicobertas para embarque, setor comercial com mais de 23 boxes, setor de administração e dois postos de fiscalização do Departamento de Transportes Públicos, sendo feita também a arborização da área externa e demais estruturas dentro do terminal.

O Terminal Urbano de Rio Branco ser chama Francisco Alves Ribeiro e seu advento mudou o percurso dos ônibus ao se tornar passagem obrigatória dos coletivos. “Antes, esses ônibus percorriam pela Av. Ceará e Benjamim Constant, e com a inauguração do Terminal, o percurso passou a ser dividido pela Av. Brasil, Av. Getúlio Vargas e Av. Ceará, facilitando o trânsito pelo Centro de Rio Branco. Dessa forma, foram feitas obras que modificaram a urbanização e a jardinagem do corredor dos ônibus”, relata o Patrimônio Curioso.