Renê Fontes é absolvido após ser acusado de tentar entrar com celular em presídio

O agente penitenciário e atual Chefe de Departamento na Secretaria de Estado de Relações Políticas e Institucionais (SRPI), Renê Fontes, acaba de ser absolvido pela diretoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) após ter sido acusado de tentar adentrar uma unidade prisional com um aparelho celular dentro de uma TV, com apoio de outro agente, em Rio Branco.

As supostas acusações de práticas de transgressões disciplinares não tiveram fundamento, segundo a decisão, uma vez que após análise das provas e da defesa escrita, a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar do Iapen sugeriu absolver os servidores “por não restar consignado nos autos provas suficientes da prática das condutas elencadas”, diz o documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no final deste mês de outubro.

Além da absolvição dos agentes, o órgão também exige o arquivamento do Processo Administrativo Disciplinar aberto contra os servidores. A portaria assinada pelo diretor do Iapen no Acre, Lucas Gomes, diz que o processo havia sido aberto em maio deste ano. “(…) em razão de não restarem elementos probatórios que comprovem sua culpa ou dolo por parte dos servidores”, decide o Iapen, pela absolvição.

Renê Fontes era chefe de Departamento no Iapen quando foi transferido para uma secretaria do Estado para fazer o trabalho de articulação política. Ele teve mais de 2 mil votos para deputado estadual nas últimas eleições.

Compartilhar