Alunos são liberados mais cedo e aulas canceladas por suposta guerra entre facções

O anúncio de um enfrentamento entre duas organizações criminosas rivais na noite desta segunda-feira, 25, acabou ocasionando alvoroço entre os moradores do município de Tarauacá. Pais foram buscas os filhos mais cedo na escola na tarde desta segunda e as aulas noturnas de algumas instituições públicas de ensino foram canceladas. Inclusive trabalhadores de escolas teriam sido dispensados do serviço por questão de segurança.

Segundo informações repassadas pelos moradores, o confronto seria entre facções criminosas de Cruzeiro do Sul com uma rival de Tarauacá e teria sido desencadeado pelo episódio da última quinta-feira, dia 21, onde um grupo fez queima de fogos em várias cidades do Juruá para anunciar a tomada de um território na principal cidade do Vale do Juruá.

“As escolas liberaram os alunos mais cedo temendo que seja real esse enfrentamento entre as facções”, disse uma moradora ao ac24horas, que prefere não se identificar. Aulas de escolas estaduais, municipais e até de instituições de nível superior foram dispensadas por conta do possível evento criminoso. “Soubemos que no bairro Ipepaconha já estaria acontecendo algo do tipo”, disse outro morador.

Áudios sobre o possível enfrentamento de organizações criminosas estão sendo compartilhados no município desde a semana passada, informam os moradores. “Por isso pediram para que as pessoas fiquem em casa, como forma de proteção”.

Na semana passada, o delegado José Obetânio, responsável por Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, afirmou ao ac24horas que “o Estado não vai admitir afronta à sociedade”, em resposta à queima de fogos realizada por supostos membros de facção criminosa.

Compartilhar