O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, participou da primeira reunião de 2020 do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. Nessa quarta-feira, 5, ele cobrou dos representantes do governo federal um posicionamento mais claro em relação ao Programa Mais Médicos. “Precisamos de uma resposta mais clara do Ministério da Saúde sobre o Mais Médicos, nas capitais e regiões metropolitanas”, disse.
O encontro também discutiu sobre o coronavírus, ações de prevenção e combate a serem desenvolvidas. Estiveram reunidos 20 secretários municipais de saúde das capitais brasileiras. Segundo ele, “com o aparecimento desse novo vírus, a nossa preocupação é grande. Estamos contratando 25 novos profissionais, mas o Governo Federal continua retirando profissionais do programa”, cobrou.
Almeida destacou que o Acre está em uma região de fronteira, por isso a necessidade de maior efetividade no controle e fiscalização de entrada e saída de imigrantes, com apoio do governo federal.
Sobre o novo vírus, a diretoria do Consems apresentou dados do último boletim do Relatório Epidemiológico, do Ministério da Saúde. Entre os dias 18 e 27 de janeiro, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu dez notificações, das quais apenas uma se enquadra na definição de caso suspeito.
Fonte: Ascom/PMRB