A entrega oficial dos leitos do Instituto de Traumatologia do Acre (Into), em Rio Branco, para auxiliar no atendimento de pacientes durante a pandemia da Covid-19 precisou ser novamente adiada. A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, durante entrevista concedida ao Jornal do Acre, na Rede Amazônica. A previsão de finalização da obra, primeiramente, era o dia 15 de abril, depois passou para esse dia 4 de maio e, agora, está prevista para ser entregue nesta próxima sexta-feira (8).
Segundo Bestene, o Into será a unidade de saúde referência no atendimento a pacientes contaminados pelo novo coronavírus. “Tivemos um atraso na parte dos leitos semi-críticos, que está sendo finalizando. A parte de exaustão que estamos finalizando, porque como tem que trabalhar com a porta fechada, tem que ter um exaustor para não deixar o ar impuro nesse ambiente”, explicou.
No entanto, os 11 leitos de UTI, segundo a Sesacre, já estão prontos para receber a transferência de pacientes, mas precisa que a obra na sala de leitos para semi-críticos seja concluída. “Por isso seguramos mais um pouco a transferência de pacientes para essas UTIs, para aí sim podermos usar tanto a parte da UTI como a parte para pacientes em estado semi-críticos”, disse Bestene.