Povo Yawanawá, no alto do Rio Gregório, tem primeiro caso de Covid-19 confirmado

O povo Yawanawá está dividido em 8 comunidades em uma terra indígena com mais de 500 moradores, às margens do Rio Gregório no município de Tarauacá.

Desde o início da pandemia que há uma preocupação e monitoramento sobre a Covid-19 na população indígena.

Biraci Yawanawa é liderança da Aldeia Nova Esperança na Terra Indígena no Rio Gregório. Nesta terça-feira, 23, Biraci confirmou o primeiro caso da Covid-19 em meio ao seu povo.

Em um relato em uma rede social, a liderança indígena confirma que foi avisado pela Coordenadora do DSEI-Vale Juruá do teste positivo para a doença. “Contudo, continuamos em nossas comunidades se medicando com nossas plantas tradicionais, principalmente os chás de ervas das quais conhecemos. Uma virose de uma gripe muito forte passou por nossa comunidade, mas, todos recuperando e seguimos com nossas atividades”, afirma Biraci.

Ele afirma ainda que não é hora de fazer julgamento e nem procurar culpados e que o momento delicado tem deixado todos muito sensíveis.

Segundo um levantamento independente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) há 7.753 casos confirmados em 111 povos, com 347 mortes de indígenas em todo o país.

Leia o relato de Biraci Yawanawá:

https://www.instagram.com/p/CByOu4xA6MZ/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Compartilhar