Os vereadores da Câmara de Rio Branco aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei de autoria da vereadora Lene Petecão (PSD) que prevê a realização no mês de Junho da campanha de conscientização da violência doméstica contra a pessoa idosa em Rio Branco.
A campanha prevê a realização de palestras, debates e exibição de filmes para os pais e alunos da rede escolar, além da promoção de concursos de redação e de desenhos, e outras práticas pedagógicas destinadas aos alunos, bem como realização de palestras e debates para os profissionais da rede de saúde, a serem ministrados por psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
A vereadora Lene Petecão (PSD) argumentou que a campanha tem como objetivo mobilizar a população, criar uma consciência social e política e chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de estar atento a um problema que cresce diariamente: a violência contra idosos.
“Mais do que tratar a pessoa idosa com dignidade e respeito, é preciso que seja denunciado os casos de violência às autoridades competentes, que muitas vezes e em sua maioria são praticadas por parentes ou pessoas próximas”, pontuou.
O vereador Eduardo Farias (PCdoB) cobrou celeridade na sanção do PL. Segundo ele, em período de pandemia o idoso está tendo o mesmo risco de outras categorias, que sofrem violência doméstica.
“Para muitas famílias o idoso é um peso maior. Aquele que não tem aposentadoria é visto como um estorvo e de certa medida sofre violência doméstica. O idoso em certa medida tá sofrendo esse risco”, afirmou.