Até a semana passada, a capital acreana contabilizava 551 notificações a estabelecimentos que descumpriram as medidas de isolamento decorrente da pandemia da Covid-19 durante a fase vermelha (emergência). As notificações são referentes à cerca de 120 dias, desde o início em que se estabeleceu o novo coronavírus na cidade.
Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária estiveram nas ruas verificando o descumprimento das medidas impostas para coibir a proliferação do vírus. A fiscalização abrangeu pequenos comércios e também estabelecimentos de eventos privados.
Também houve o registro de 55 processos administrativos que ainda estão em andamento. Destes, 39 comércios foram interditados e 17 comerciantes receberam multa, entre R$ 1,1 mil a R$ 8 mil.
Na última segunda-feira, dia 20, o comitê de Covid-19 do governo do Acre apresentou à sociedade que todos os municípios acreanos mudaram para a fase laranja, onde os estabelecimentos podem voltar a reabrir de maneira gradual e seguindo medidas e protocolos sanitários.