Você está planejando seu próximo passeio nas férias e quer economizar em tudo que for possível? Não deixe de considerar o aluguel de carro em viagens. Conforme a situação, essa opção pode oferecer as condições mais favoráveis ao bolso. Mas para ter certeza do melhor custo-benefício, só mesmo fazendo as contas.
Quando apostar no aluguel de carro em viagens
Para quem vai realizar percursos curtos – como de São Paulo ao Rio de Janeiro – o aluguel de carro em viagens pode parecer mais incômodo do que prático. Afinal, em vez de optar pelo avião, você irá perder algumas horas na estrada e arcar com as despesas de combustível.
Mas não se apresse na sua conclusão: numa viagem com a família, certamente é mais econômico fazer esse percurso de carro.
Com os preços dos carros no Brasil conforme TabelaFipe, muita das vezes é melhor alugar um veículo do arcar com os altos valores cobrados, sem contar nos impostos e taxas. E se você não tem um, por que não alugar?
Quer mais um bom motivo para locar um carro em viagens? Ao chegar no seu destino – como o Rio de Janeiro, por exemplo – para visitar diferentes pontos da cidade ou próximos dela, pode valer a pena contar com essa praticidade. Ainda que seja mais caro do que tomar um ônibus de turismo, por exemplo, você ganha em tempo e mobilidade.
E se o motivo da sua viagem for mesmo turístico, a opção pelo aluguel de carro ganha mais uns pontinhos. Afinal, de ônibus, fica quase impossível conhecer todas as praias e demais atrações de uma cidade que tanto tem a oferecer. Isso sem falar que muitos dos locais são acessados apenas assim, com um veículo.
Por outro lado, se você está indo para uma cidade com bastante mobilidade, onde há ônibus, metrô e outros meios, pode ser mais válido optar pelo avião e utilizar o transporte público para se locomover. Assim, você também fica livre da pressão do trânsito em um local que não conhece bem.
Como fazer as contas
Fazer os cálculos está bem mais fácil. Depois de programar seu roteiro de viagem com calma, você pode verificar com as locadoras quais são os valores, as condições e quantidade de combustível que irá precisar para o seu percurso.
Assim, pode comparar com os valores do transporte local – inclusive táxis, pois você pode precisar de um caso estique um pouco mais o seu jantar, por exemplo.
Geralmente, as locadoras de veículos exigem um cartão de crédito com um bom limite para que a transação seja concluída. Esse pode ser um entrave para muitos viajantes. Por isso, informe-se com antecedência para evitar imprevistos na sua viagem.
Além do conforto proporcionado pelo veículo, uma das grandes vantagens do aluguel é para quem viaja com crianças pequenas, sobretudo bebês de colo. Afinal, carregar uma bolsa com todos os apetrechos – ou mesmo um carrinho – é muito cansativo durante uma viagem. Nesse caso, você corre o risco de ter mais estresse do que diversão.