A capital acreana está na 4ª posição no ranking nacional de transparência em contratações emergenciais durante pandemia. Rio Branco alcançou 98,7 pontos, em uma escala de 0 a 100. Para a prefeita Socorro Neri, resultado da responsabilidade exigida pela administração pública.
“Estamos enfrentando uma grande crise, como todos os estados brasileiros. A prefeitura de Rio Branco está alinhada com os poderes públicos, órgãos de controle externo, com o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). Seguimos gestando o Município com responsabilidade, transparência, eficiência e dando centralidade aos interesses públicos, ao bem coletivo”, disse a prefeita ao portal do município.
A cidade passou de “bom” a “ótimo”, uma vez que em 21 de maio, com nota 65,8, recebeu status de avaliação “Bom”. Em nova avaliação, com dados coletados de 20 a 23 de julho, a capital acreana somou 98,7 pontos dando um salto de qualidade na transparência ficando atrás apenas de três capitais que empataram ao alcançar nota máxima (100).
A pontuação considera critérios do Guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19 produzido pela TI em conjunto com o Tribunal de Conta da União (TCU). A prefeitura de Rio Branco lançou no dia 28 de maio o Portal da Transparência Covid-19, ação que somou na transparência e zelo no emprego dos recursos públicos e pode ser acessado pelo endereço: (https://portalcovid.riobranco.ac.gov.br/).