O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou na última sexta-feira, 14, a relação dos políticos e gestores com condenações transitadas em julgado nos últimos oito anos no Estado. Na lista, constam nove atuais prefeitos nos municípios acreanos que já manifestaram pré-candidatura à reeleição. Os gestores presentes na lista respondem a diversos processos, incluindo desvio ou problema na gestão do dinheiro público. Eles terão de explicar a aplicação indevida dos recursos.
Os nove prefeitos que vão tentar reeleição nas eleições municipais deste ano e que aparecem como ‘ficha suja’ na lista do TCE são: Gedeon Barros (Plácido de Castro), Sebastião Flores (Epitaciolândia), André Maia (Senador Guiomard), Ederaldo Caetano (Acrelândia), Marilete Vitorino (Tarauacá), Isaac Piyãko (Marechal Thaumaturgo), Tanízio Sá (Manoel Urbano), Kiefer Lima (Feijó) e Ilderlei Cordeiro (Cruzeiro do Sul – este com recurso em processo por mandato cassado por crime eleitoral).
Ao todo, constam 339 nomes políticos. “A referida relação já foi devidamente encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral. A emissão de certidões negativas também está disponível”, informa o TCE.
A lista apresentada pelo TCE do Acre auxilia o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER/AC) a distinguir quais deles podem se tornar inelegíveis. Isso porque no momento do registro da candidatura, O TRE vai dizer se o nome do candidato está ou não inelegível.
Todos aparecem com o número de processos pelos quais respondem. Dos mais de 300, 21 têm mais de 30 processos rejeitados no Tribunal. Os candidatos que aparecem na lista podem procurar a Justiça e, ainda poder concorrer à reeleição a depender da decisão dos magistrados.