Desde o início da atual gestão, foi implementada a Semana da Vigilância, com o objetivo de instruir e conscientizar os comerciantes e a população em geral sobre a necessidade da higienização dos alimentos a fim de evitar a contaminação de doenças. Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a ação ocorre de maneira diferente.
Desde o início desta semana, equipes da Vigilância Sanitária que compõem a secretaria municipal de Saúde estão entregando kits de higiene nos comércios e aos moradores. O intuito da ação é conscientizar e orientar as pessoas para a importância da higienização.
“A Semana de Vigilância tem o propósito de orientar nossos comerciantes a melhorar a qualidade dos alimentos, ter melhor higienização. Como este ano não pode haver aglomerações por conta da pandemia, não haverá as tradicionais palestras, mas estamos entregando kits de higiene para a população”, explica o coordenador de Vigilância da cidade, Rodrigo Bortolã.
Os kits estão sendo entregues principalmente em locais que podem transitar bastante número de pessoas diariamente, como a Feira do Peixe e a Feira Livre. Nesses locais, a ideia é orientar a população que reside nas zonas rurais sobre a importância de manter os alimentos higienizados.
“Entregar esses kits faz com que a população comece a se conscientizar da importância da higiene também para se proteger da Covid-19”, diz Bortolã. De acordo com a secretaria, mais de 200 kits estão sendo distribuídos, além de aplicação de cartazes e entrega de panfletos orientando a higienização no combate à pandemia.
“A Vigilância está de portas abertas para a população. Todos os nossos comerciantes aderiram às normas sanitárias impostas pela pandemia. 100% dos nossos comércios estão adaptados para receber as pessoas. Estamos aqui para orientar, pois a Vigilância é um órgão parceiro da população e dos comerciantes”, conclui o coordenador.
A 4ª Semana da Vigilância é apenas uma intensificação dos serviços que são realizados durante todo o ano pela secretaria de saúde do município, que antes da pandemia, ofertava palestras presenciais.