Candidatos do Juruá enfrentam dificuldades para abrir contas bancárias exigidas por lei

Para concorrer às eleições 2020, os partidos e candidatos a prefeito e vereador têm de abrir três contas bancárias: do fundo partidário, fundo especial de campanha e de outros recursos.

Os 631 candidatos das 5 cidades do Vale do Juruá, têm de recorrer ao Banco do Brasil de Cruzeiro do Sul, fato que tem lotado a agência bancária do município.

O candidato pelo PSB, Antônio Francisco Ferreira de Souza, que mora na zona rural de Cruzeiro do Sul, enfrentou fila dois dias seguidos porque não tinha comprovante de residência. A irmã dele, que mora na cidade, precisou ir ao banco assinar declaração de que na cidade ele fica no referido endereço. “A gente da zona rural sofre pra resolver essas coisas”, conta.

Outro candidato, Bruno Estivalet, do PL, que é deficiente físico, não teve direito a atendimento prioritário e também enfrentou dificuldades. Ele foi 4 vezes ao banco em 2 dias para habilitar as contas. “Não tem pessoal suficiente no Banco do Brasil pra atender e a situação só melhorou depois que o juiz determinou que o banco aceite como comprovante de endereço o que já consta no Requerimento de Abertura de Conta Bancária, que os partidos fornecem aos candidatos”, ressalta.

Além das contas para o recebimento de doações, os partidos e candidatos devem possuir uma conta específica para o recebimento e a utilização de recursos oriundos do Fundo Partidário e outra para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), caso recebam repasses desses tipos.

Ao final do pleito todos deverão prestar contas com a justiça eleitoral.

Candidatos a vereadores do Vale do Juruá:

Cruzeiro do Sul: 208

Marechal Thaumaturgo:127

Mâncio lima: 125

Rodrigues Alves: 94

Porto Walter: 77

Compartilhar