Aproximadamente 300 quilos de resíduos sólidos foram removidos da rede coletora de esgoto de Rio Branco localizada na travessa Cavalcante, no bairro Sobral. Conforme o Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa), entre o lixo que obstruía a rede de esgoto, foram encontrados pedaços de tijolo e madeira, garrafas pet e sacolas plásticas.
O serviço foi finalizado nessa terça-feira, 6, onde foi necessário a utilização de uma retroescavadeira. A operação mobilizou toda a equipe responsável pela manutenção da rede coletora da capital e contemplou a limpeza de poços de visita (PV), desobstrução do trecho da rede de esgoto, além de desobstrução e limpeza de três caixas de ligação de rede de esgoto. No local, ao menos sete famílias sofriam com esgoto retornando para suas casas. Para a execução dos serviços são utilizados caminhões do tipo ‘tatuzão’, caçambas, retroescavadeiras, ferramentas, além de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Só em setembro, o Depasa realizou ao todo 101 atendimentos da mesma natureza, como desobstrução, substituição e consertos de ramais de esgoto; desobstrução, remanejamento e conserto de rede coletora de esgoto, além de demolição e recomposição de calçadas e pavimentos. As solicitações de novas ligações, desobstrução ou recuperação da rede de esgoto podem ser feitas pela Central de Atendimento do Depasa, pelo telefone 0800 717 77 11.