É falso que eleitor que não levar caneta será proibido de votar nas eleições deste domingo

UOL

Ao contrário do que sugerem publicações que circulam pelas redes sociais na tarde deste sábado (14), o eleitor que não levar sua própria caneta para o local de votação neste domingo (15) não será proibido de votar.

No Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para estas eleições municipais, há a recomendação para que tanto os eleitores quanto os mesários levem suas próprias canetas como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. Não há, no entanto, nenhuma menção quanto à obrigatoriedade deste item ou à proibição do voto de quem comparecer ao local de votação sem caneta.

Há, inclusive, uma recomendação específica direcionada aos mesários para o caso em que o eleitor não tenha consigo uma caneta ao comparecer à zona eleitoral. “Caso o eleitor não tenha levado a sua própria caneta, borrife álcool na caneta de uso comum antes e depois da utilização por cada eleitor”, diz o plano do TSE.

Nas redes sociais, circulam listas com itens que supostamente seriam obrigatórios para que o eleitor seja autorizado a votar. “Não esqueçam de levar. É obrigatório, sem esses itens você não poderá votar”, diz uma das publicações, que então lista os seguintes objetos: caneta, máscara de proteção, identidade e título de eleitor.

A publicação, no entanto, é enganosa, já que não é obrigatório levar a própria caneta para poder votar. O uso da máscara, por outro lado, é obrigatório. O eleitor também deverá levar um documento para identificação (oficial, com foto).

Compartilhar